Blog

Filipa Monteiro: “A maior prioridade da Método são as pessoas”

Filipa Monteiro comenta que, cito "A maior prioridade da Método são as pessoas"

A frequência do meu estágio curricular da Licenciatura em Recursos Humanos na Método, possibilitou uma maior compreensão da importância da formação e do Team Building nas organizações. Tendo em conta a minha experiência, vale realçar que grande parte dos meus colegas de Licenciatura não demonstram qualquer interesse por estas áreas ou consideram que são mesmo algo entediante. Contudo, procurei constantemente desvincular-me dessa ideia e surgiu a Método na minha vida, que me permitiu uma visão diferente do mundo da formação profissional e dos programas de Team Building.

Os últimos meses possibilitaram-me conhecer melhor todo o planeamento necessário para garantir o alinhamento, o perfecionismo, o cuidado e a eficácia destes programas de formação e Team Building realizados pela Método com os seus clientes, a quem carinhosamente chamam de parceiros.

Para além disto, foi bom sentir que a Método tem muito em conta os profissionais de Recursos Humanos das empresas parceiras, promovendo a sua envolvência nos projetos para que possam disfrutar dos mesmos, deixando de ter ao seu encargo as preocupações da organização, com detalhes de carácter geral ou minimalista. Isto porque a maior prioridade da Método são mesmo as pessoas, sejam elas internas ou externas. Isto contribui para um aumento acentuado da satisfação, motivação e sentimento de pertença, resultando no sucesso organizacional.

Foi também importante conhecer como a Método proporciona a todos os elementos da sua equipa momentos de conhecimento e treino de capacidades e atitudes, que se verificam nas sessões de formação interna que decorrem mensalmente e que abordam várias temáticas e várias atividades, desde Coaching Empresarial à Liderança, passando por Motivação de Equipas e Ações de Voluntariado, entre muitas outras iniciativas.

No que diz respeito à Formação é considerado um passo decisivo na carreira dos colaboradores das empresas, na medida em que promove o seu desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para a melhoria do desempenho organizacional. Este processo é alavancado por experiências formativas que fomentem a transferência de aprendizagem para a sua aplicação adequada, em contexto de trabalho, dos conhecimentos, capacidades e atitudes adquiridos ao longo dos projetos de formação.

Neste sentido, foi uma boa experiência poder estar integrada na preparação e realização de algumas formações dinamizadas pela Método, onde pude aprender imenso com isso. Acredito que isso será uma mais-valia para o meu futuro, dado que os Departamentos de Recursos Humanos são os principais responsáveis por se encarregar de atrair, selecionar, integrar e formar continuamente o capital humano com o propósito de potenciar cada elemento e dar-lhe as skills para que possa ser cada vez melhor.

Além disto, cabe aos Recursos Humanos fazer com que as pessoas da sua organização “vistam a camisola”, daí a importância dos programas de Team Building. Estas iniciativas às quais as organizações recorrem têm o poder de agregar os seus colaboradores numa equipa cada vez mais forte, colmatar eventuais falhas ou conflitos, ajudar na resolução de problemas e promover a satisfação e o clima organizacional.

Agora que o estágio chegou ao fim, considero que esta passagem pela Método se revelou determinante não apenas pela aquisição de conhecimentos, mas essencialmente pelas práticas e experiências a nível de formação e Team Building, como membro da equipa em todos os momentos de planeamento, assim como monitora nos programas realizados.

Sinto que me desenvolvi pessoal e profissionalmente, sendo que toda esta experiência positiva levou ao desenvolvimento de competências basilares no mundo dos Recursos Humanos, as quais vou continuar a trabalhar, tais como a comunicação, a liderança, o espírito de equipa, a gestão de tempo, a eficácia pessoal, entre muitas mais.

Obrigado Método !

Partilhe este artigo

Artigos relacionados

Newsletter

A Método está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.