Temos boas notícias: o Natal esta aí à porta!… e esta é a melhor altura do ano para promover laços entre os trabalhadores da sua empresa, desenvolver a coesão nas equipas e viver o espírito natalício através de um programa de Team Building.
À medida que as ruas vão sendo invadidas pela iluminação natalícia, a Mariah Carey começa a fazer-se ouvir em todas as lojas e os pinheiros e presépios enchem as casas, começamos a sentir na pele o chamado “espírito natalício”. Refletindo-se em atos de generosidade, amabilidade e solidariedade para com os outros, o “espírito natalício” é um código de conduta moral e cultural que tipicamente se entranha no final do ano não só nas pessoas, como também nas empresas.
É por isso que esta é a melhor altura para promover um Team Building na sua organização, que reforce nos seus colaboradores o sentimento de integração e pertença à sua equipa.
Neste contexto, propomos os 5 melhores formatos de Team Building que irão tornar o Natal da sua organização inesquecível.
WE SHARE
Mais do que um desafio em que os participantes competem uns com os outros, este é um formato de Team Building colaborativo e muito agregador. A ideia base é que, para vencerem todos os desafios que são propostos, os elementos da equipa tenham de, além de explicar o objetivo e a atividade a desenvolver aos seus colegas, também partilhar estratégias que ajudem os colegas a superar as provas com a maior eficácia possível. Ou seja: vencem todos, enquanto equipa, ou ninguém vence individualmente.
COOK IN GROUP
A melhor receita para criar uma equipa unida é preparada na cozinha. Neste formato de Team Building, os participantes têm de preparar uma refeição em conjunto, distribuindo tarefas e aplicado técnicas de culinária que lhes serão ensinadas por um Chef de renome, de modo a tornarem o seu prato digno de receber uma estrela Michelin.
ART’ BEATS
A música é uma linguagem universal até num Team Building, porque é capaz de transmitir ideias e emoções melhor do que simplesmente por palavras e gestos. Por isso, é também uma ótima ferramenta para promover a coesão dos colaboradores, ao integrá-los numa grande orquestra, em que existe um único objetivo: produzir uma melodia através de ritmos simples e percussão. A melhor parte é que não são necessárias quaisquer competências ou conhecimentos musicais prévios, basta seguir o maestro e deixar-se levar pelo ritmo.
SUPER QUIZZ
Neste formato de Team Building pode testar não só a capacidade de colaboração entre os membros da sua equipa, como também os seus conhecimentos sobre a própria organização, nomeadamente sobre a sua história, os seus clientes e projetos, e claro, as suas pessoas.
Num simples desafio de perguntas e respostas ao estilo “Quem quer ser milionário?”, os participantes têm de reunir informação captada ao longo da sua experiência de trabalho na sua organização e garantir uma resposta certa às questões formuladas. Esta é a atividade de Team Building ideal para integrar novos membros da sua equipa e contextualizá-los sobre a história da sua organização, assim como para valorizar os conhecimentos dos mais antigos.
TEAMING UP
Se quer que este momento de Team Building permita integrar elementos novos ou recém-chegados à equipa, reforçar o heteroconhecimento e criar novas pontes de comunicação e relação entre pessoas e departamentos que já se conhecem, este é o formato certo. Começa com um quebra-gelo, seguem-se dinâmicas de comunicação e interação, avançam para desafios em pequenos grupos e terminam com uma atividade conjunta que é como uma “cereja no topo do bolo”.
Já está pronto para decidir qual a atividade de Team Building que vai querer integrar no convívio de Natal da sua empresa este ano? Se sim, pode já pedir uma proposta!
Se gostava de ter a ajuda dos nossos especialistas para decidir o melhor formato para a sua equipa, teremos todo o gosto em ajudar.