Blog

Regresse ao trabalho com um boost de energia!

A motivação é claramente um dos motores mais potentes no que toca à melhoria da produtividade dos colaboradores. Já todos passamos por um daqueles dias em que, por algum motivo, não sentimos vontade de trabalhar e nos arrastamos pelos nossos vários afazeres, cumprindo o mínimo essencial para deixar um visto em cada um deles, sem ponderar despender de um pouco mais de energia do que a estritamente necessária.

Vários estudos demonstram que as organizações beneficiam de uma força de trabalho menos sobrecarregada e mais envolvida com o ambiente corporativo. Quanto maior for a interação positiva entre a empresa e o trabalhador, melhores serão os resultados ao nível do atendimento ao cliente e retenção da força laboral.

Contudo, depois das férias de verão, é natural que um certo nível de ociosidade se generalize entre os colaboradores. Neste contexto, é importante que os recursos humanos assumam um papel ativo no desenvolvimento de estratégias que permitam aumentar a sua motivação para regressar às suas funções laborais.

Quer descobrir como o pode fazer? Deixamos-lhe algumas dicas simples que lhe trarão bons resultados.

1. Incluir um segmento de partilha em reuniões e/ou encontros.

É importante criar um ambiente seguro para que os trabalhadores possam partilhar as suas conquistas, desafios e receios. Basta oferecer 2 minutos de atenção a cada uma das pessoas presentes para partilhar algo sobre as suas férias, para que a empresa deixe de encarar a sua força de trabalho apenas como um ativo e comece a humanizá-la. Este reforço contínuo da valorização individual de cada colaborador permitirá não só melhorar a gestão de conflitos como também angariar um maior envolvimento para participar em ideias e projetos.

2. Celebrar ocasiões especiais em conjunto.

Seja um aniversário de um colega, um marco alcançado pela empresa ou uma conquista individual, é importante celebrar ocasiões especiais no local de trabalho. Basta um almoço curto ou um convívio depois do horário de expediente para que os seus colaboradores se sintam ouvidos e valorizados, garantindo um estado de espírito mais otimista. As celebrações aumentam os níveis de bem-estar da sua equipa, independentemente fatores socioeconómicos que os caracterizam.

3. Implementar um horário de coffee break

Uma pausa para o café não é uma perda de tempo. Na verdade, é uma parte essencial e estratégica de um dia produtivo. Vários estudos apontam que o tempo ideal de trabalho seguido varia entre os 50 e os 90 minutos, já que é o tempo durante o qual o cérebro consegue focar-se melhor numa só tarefa. Experimente propor um intervalo de 15 a 20 minutos a meio da manhã e outro a meio da tarde, e garantimos-lhe que os seus trabalhadores voltarão com as energias recarregadas.

4. Faça um Team Building

As atividades de Team Building são a melhor forma de desenvolver o espírito de equipa, ao mesmo tempo que se proporciona um ambiente informal de diversão e interação entre os colaboradores (leia o artigo “Um Team Building é o mínimo que eles esperam”). No fundo, geram uma quebra na rotina, dando-lhes espaço e abertura para partilhar ideias e descomprimir, permitindo melhorar os seus níveis de motivação e colaboração.

Esperamos que este artigo o ajude a dar um boost de energia aos seus colaboradores, para regressarem ao trabalho com a atitude necessária para fazer com que a sua empresa continue a crescer.

E já sabe: se pudermos ajudar a desenvolver as suas pessoas e equipas, pode sempre contar connosco! Essa é a nossa missão.

Partilhe este artigo

Newsletter

A Método está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.